O Casamento Estilo Americano

O Casamento Estilo Americano é apaixonante e tem encantado muitas noivas por aqui. Por esse motivo, apresentarei todo o ritual que é seguido nos Estados Unidos e que poderemos adaptar ao nosso estilo brasileiro.


O início de tudo é o Pedido de Casamento que é chamado de "Pop the Question". Ele é feito de maneira criativa e inusitada pelo noivo, que deve estar de joelhos (apenas um joelho no chão).



O noivado é marcado pelo diamante solitário, que simboliza a promessa de união. Ele é colocado na mão esquerda da noiva, que receberá um outro anel no dia do casamento. Dessa forma, os anéis serão usados sempre na mão esquerda e não na mão direita como aqui no Brasil.


Os convites são enviados pelo correio e entregues pessoalmente. Dentro do convite vai um cartão para que o convidado confirme a presença (RSVP) e isso é efetuado por todos.

Os noivos também precisam dar entrada no cartório, onde preenchem um formulário e pagam uma taxa como ocorre por aqui. 

O casamento é organizado nos mínimos detalhes e o tema da festa geralmente é ligado a história dos noivos. Uma curiosidade interessante é que como as flores naturais são muito caras, o comum na decoração são as flores artificiais. 

Figuras Fundamentais

  • Maid Of Honor - Madrinha de Honra

Geralmente é a irmã, prima ou melhor amiga da noiva. Ela organiza o chá de panelas, auxilia na escolha do vestido e ajuda em todo o preparativo do casamento. É responsável por fazer todos chorarem  com palavras bonitas e românticas na festa.


  • Best Man - Padrinho do noivo

Geralmente é o irmão, primo ou melhor amigo do noivo. Ele auxilia na escolha do traje, organiza a despedida de solteiro, passa o dia da cerimônia com o noivo e também é responsável por contar piadas e coisas engraçadas antes do brinde.


Tradições para o Vestido

Já fiz um post anteriormente sobre essa tradição, mas não posso deixar de citar novamente. A tradição americana diz que toda noiva tem que se casar trajando alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa emprestada e alguma coisa azul. 
  • Something old
  • Something new
  • Something borrowed
  • Something blue

A Cerimônia

A cerimônia religiosa geralmente é realizada num sábado de manhã e dura entre uma ou duas horas. Pode ser numa igreja, espaço para festa, praia, campo ou jardim da residência. Todos são muito pontuais - noivos e convidados.


O pastor ou padre receberá o certificado de casamento, onde constará a assinatura dele, dos noivos e testemunhas.

Um lado da igreja será reservado para a família e convidados da noiva, e o outro lado para os do noivo.

As madrinhas são chamadas de Bridesmaids e tradicionalmente devem ser todas padronizadas (vestido, sapato e penteado iguais). A escolha do vestido é feita pela Maid of Honor. Atualmente já encontramos variações nessa padronização, como seguir apenas o mesmo tom no sapato e vestido, por exemplo. Todas entram com um mini buquê.

No altar, as bridesmaids ficarão posicionadas em fila do lado esquerdo, que é o lado da noiva. 



Os padrinhos são chamados Grooms Men, que também são padronizados. As gravatas e os lenços combinam com a cor do vestido das bridesmaids. Eles ficam em fila do lado direito do altar, que é o lado do noivo. 



A equipe de organização do casamento é denominada Bridal Party e contam com a ajuda dos Ushers, que acompanham os convidados de honra para os lugares especialmente reservados. Os pais ficam sentados nos primeiros bancos.


As daminhas são chamadas de Flower Girls e entram com uma cestinha repleta de pétalas de rosas, que vão jogando por onde a noiva passa.

Os pajens são chamados de Ring Bearers e carregam os anéis que serão usados pelos noivos. A noiva usará esse anel junto com o anel de noivado na mão esquerda.

No início da cerimônia, as mães dos noivos acendem uma vela cada uma, para simbolizar que deram a luz a cada um deles. Antes do celebrante anunciar os noivos como marido e mulher, os noivos pegam as velas que as mães acenderam e juntos acendem uma única vela (Unity Candle), simbolizando que eles estão UNIDOS PARA SEMPRE!


Na saída dos noivos da igreja, os convidados podem tocar um sino que se encontra amarrado nos bancos, jogar arroz, bolas de sabão ou acender sparkles, desejando felicidades aos noivos.


Antes de entrar nos detalhes da recepção, quero destacar aqui que o estilo americano pede fotos mais descontraídas com os integrantes do cortejo (padrinhos, madrinhas e crianças). Não esqueça de alinhar isso com a sua equipe de foto.





A Festa

Na recepção, o convidado assina um livro e recebe um cartão com o seu nome e a indicação do lugar onde deverá sentar. Lá isso funciona muito bem, aqui no Brasil ainda temos alguns desafios culturais para vencer.

Todos os padrinhos e madrinhas se sentam juntos com os noivos numa mesa de destaque chamada de head table.

As pessoas são avisadas pelo garçom a hora em que a sua mesa será servida. 

Na hora do corte do bolo, é comum a brincadeira dos noivos jogarem bolo na cara do outro. Confesso que esse ponto não curto muito... acaba com a maquiagem,o  penteado e suja tudo né gente?!

A dança dos noivos nem sempre é com uma valsa clássica, pois geralmente é com o tema da história do casal. Isso já ganhou muito espaço por aqui também.

A forma de jogar o buquê é igual no Brasil, a única diferença é que logo após, a noiva se senta e o noivo tira a cinta-liga (garter belt) de sua perna. Em seguida, joga para os solteiros... Uiiiiiiii!!! rsrs


O solteiro que pegou a cinta-liga (garber belt) coloca na perna da solteira que pegou o buquê e ambos dançam uma música juntos. 


Os noivos vão embora antes da festa acabar e seguem num carro cheio de decoração especial.



Particularmente, sou apaixonada por esse estilo e espero que essas informações auxiliem na sua decisão. Cuide com carinho do seu Big Day e contrate os profissionais certos para organizá-lo ao seu lado.

Grande beijo!!









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Últimos posts