Vou Casar... Por onde começo?

Por onde começo? Essa é a pergunta mais comum dos que decidem se casar. E a resposta é simples: o primeiro passo para definir o estilo e o tamanho do evento é preparar a lista de convidados. Escolher os nomes, é sim, um terror para a maioria dos casais.

A quantidade de amigos não tem fim, e a cada momento surge um novo parente - sempre importantíssimo - para ser incluído. Isso sem falar nos contatos profissionais. Mas com bom senso e jogo de cintura é possivel conciliar os desejos de todos.


Dicas para definição da lista:
  • Leve em consideração o tamanho das famílias, a quantidade de amigos dos noivos e as relações sociais dos pais e futuros sogros. Apesar do casamento ser um evento familiar, é comum que pessoas do convívio profissional sejam incluídas na celebração.
  • Divida a lista em três segmentos, família da noiva, família do noivo e amigos do casal. O número de pessoas deve ser o mesmo de todos os lados? Nem sempre, isso vai depender de cada família e do que foi combinado entre elas.
  • Se for necessário cortar alguns nomes da lista, um bom caminho é agrupar os convidados da seguinte maneira: parentes próximos, padrinhos, amigos íntimos, parentes distantes e amigos de trabalho. Dessa forma, fica mais fácil visualizar aqueles nomes que poderão ser eliminados.
  • É importante dar prioridade aos convidados que fazem parte da vida do casal. Se estiver na dúvida, faça as seguintes perguntas: falo com essa pessoa com periodicidade? Ela frequenta a minha casa? Conhece minha família? Se a resposta for não, eis uma forte candidata para ficar de fora.
  • Crie um plano B, faça uma lista reserva com nome de pessoas que não couberam na lista principal, e que gostariam que fossem incluídas.
  • Faça o RSVP - serviço de confirmação - assim você saberá quem realmente irá em seu casamento e pessoas do plano B poderão entrar na lista principal.
  • Se o buffet tiver valor diferenciado para crianças, faça uma lista com as crianças menos de 10 anos.

Dicas para organização da lista:

O excel é uma ótima ferramenta para auxiliar na organização da lista de convidados. Abaixo cito as colunas que podem ser inseridas na planilha.

  • Coluna Origem - define a que grupo pertence o convidado (amigo noiva, família noivo e etc).
  • Coluna Tratamento - terá que ser enviado ao calígrafo (Sr e Sra, Sr e Família e etc).
  • Coluna Nome - define o número de convites a serem impressos.
  • Coluna Cônjuge 
  • Coluna Número de Convidados - aponta a quantidade de convidados previstos.
  • Coluna Endereço
  • Coluna Cidade
  • Coluna Estado
  • Coluna Cep
  • Coluna Telefone
  • Coluna RSVP
  • Coluna Data

Tenha certeza que a sua lista mudará muitas vezes e isso é normal, o importante é entender que convidar pessoas próximas deixa a festa muito mais calorosa e animada.

Super beijo!!


Fonte de pesquisa - Revista Vogue

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